TIMOR-LESTE

O projeto de ensino, pesquisa e extensão em educação transmídia se concretiza em planos de trabalhos específicos, por meio de parcerias estabelecidas com universidades em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.


É o caso do plano de trabalho “Parceria Timor/Brasil para comunicação de interesse público", iniciado em 2017, que configura uma aplicação de nosso projeto em educação transmídia para escola pública de Díli, capital do Timor Leste.

O diagnóstico realizado apontou carência de campanhas de comunicação para a saúde pública naquele país, do qual derivou o desenvolvimento de um planejamento transmídia voltado para a formação de hábitos de higiene entre estudantes de 07 a 09 anos de escolas públicas. 

 

A proposta articulou ações na Televisão Educativa do Timor Leste (TVETL) e na clínica de saúde recém-implementada naquele país pela Ordem de Malta, além da produção de kits de educação transmídia para serem usados em sala de aula de escola pública contendo: 

 

 

O plano de trabalho envolveu 20 estudantes de Comunicação Social da UFMG/Brasil, cinco estudantes de Jornalismo da UNTL/Timor Leste e 10 estudantes de Jornalismo, Publicidade e Artes Gráficas do Uni-BH/Brasil. 

 

Um dos estudantes timorenses de Jornalismo (UNTL), Felizberto Nacho, realizou intercâmbio de seis meses no Uni-BH, Brasil, quando desenvolveu programas de saúde para a Televisão Educativa de Timor Leste, previstos neste projeto. 

 

Outra atividade derivada deste projeto envolveu 105 estudantes de Educação e História do Uni-BH, que atuaram no desenvolvimento de ações voltadas para professores de língua portuguesa no Timor Leste com o propósito de aprimorar habilidades linguísticas dos alunos por meio de jogos e outras propostas comunicacionais interativas.

Esse projeto foi realizado sob coordenação dos professores Geane Alzamora (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil), Lorena Tárcia (Centro Universitário Belo Horizonte, Brasil) e Dominica Dwikori (Universidade Nacional Timor Lorosa’e/Timor Leste). A visita técnica à UNTL, realizada em abril de 2017, foi viabilizada com recursos do Programa de Apoio a Projetos de Cooperação Internacional da UFMG (OF.DRI/UFMG 149/2016). 

PARCEIRO LOCAL

CONTATO
  • Facebook Educação Transmídia
  • Instagram Educação Transmídia
  • LinkedIn Educação Transmídia

Nome *

Email *

Assunto *

Texto *

© 2019 Dafne Braga para Educação Transmídia