top of page

TIMOR-LESTE | Jogos

Tendo em vista o público infantil, o grupo de estudantes da UFMG optou por uma abordagem lúdica capaz de informar e entreter as crianças, levando educação de uma forma mais leve e divertida.

Logo, as crianças seriam capazes de se relacionar com o conteúdo em diversas plataformas já usadas por elas (ex.: jogos de tabuleiro) para que a ambientação e inclusão do material no dia-a-dia delas seja o mais natural possível.

Foram propostos dois jogos:

​

Jogo da memória

O jogo possui 20 cartas laminadas sendo que metade delas apresenta a ilustração de um problema relacionado à higiene (pessoal ou geral) e a outra metade, a de uma possível solução para o referido problema. A proposta deste jogo é reforçar as práticas corretas de higienização junto às crianças para que elas insiram esses hábitos no seu dia-a-dia. As cartas foram ilustradas com imagens do ambiente/situação e dos personagens (as cinco crianças, Higia e/ou Sr. Sujeira).

 

Jogo de tabuleiro
 

A proposta do jogo tem como cenário a capital do Timor Leste, Díli, e conta com um tabuleiro, um dado numérico e um pequeno baralho de cartas. A trajetória a ser percorrida é composta de diversas casas (marcações simétricas que se repetem no tabuleiro) com as cores cinza e amarelo, sendo 10 de cada, distribuídas alternadamente. Ao cair em uma casa amarela o jogador deve tirar uma carta do baralho e seguir suas instruções. Para que seja compreendido por todos os participantes, propõe-se que o jogo seja apresentado em duas línguas, português do Brasil e inglês americano, sendo possível ainda a inclusão ou substituição desta última língua por traduções para o tétum.

​

Acesse o relatório completo e os roteiros dos jogos.

​

Captura de tela 2023-04-06 20.37.19.png
bottom of page