BRASIL

O plano de trabalho para a Escola Municipal Belo Horizonte se iniciou no segundo semestre de 2017. O diagnóstico realizado com alunos de 12 a 14 anos apontou a necessidade de aproximação entre famílias e escola por meio do recorte temático do empreendedorismo.

Como os hábitos de consumo midiático identificados envolviam grande interesse por redes sociais online, o planejamento transmídia organizou-se em torno da hashtag #EuSouBH. Dentre as ações online/off-line mediadas por essa hashtag, destacam-se:

 

 

Em 2018, o planejamento proposto foi realizado em parceria com Uni-BH, Sebrae-MG, estabelecendo ainda diálogo com o trabalho de conclusão de curso de Jornalismo (DCS/UFMG) “Educação Transmídia: planejamento comunicacional para escolas públicas em países de língua portuguesa”, de João Paulo Alves Soares, sob orientação de Geane Carvalho Alzamora e co-orientação de Luciana Andrade Gomes Bicalho.

Como parte de seu trabalho de conclusão de curso, o estudante ficou responsável por conduzir oficinas de literacia midiática na escola e estabelecer aproximação regular entre os colaboradores e a escola.

PARCEIROS LOCAIS

  • Escola Municipal Belo Horizonte

  • UniBH

educacao-transmidia-5.jpg