MOÇAMBIQUE|Maputo

Em 2018, iniciou-se o plano de trabalho “Parceria UFMG/Brasil e ESJ/Moçambique para desenvolvimento de planejamento comunicacional em Educação Transmídia” com o objetivo de propor um planejamento transmídia para escolas públicas de Maputo, em 2018, e de Manica, em 2019.

 

O diagnóstico realizado pela equipe da ESJ na Escola Primária 25 de Junho, de Maputo, com estudantes de 10 a 13 anos, apontou dificuldades com leitura e produção de textos em português. 

 

Diante disso, a primeira fase do planejamento comunicacional, realizada no primeiro e no segundo semestre de 2018 por estudantes de Comunicação Social da UFMG, estruturou-se em torno da narrativa transmídia “O Guardião da Imaginação”, criada em parceria com o escritor infantil brasileiro Leo Cunha.

A proposta visa incentivar a leitura e produção de textos em português por meio das seguintes ações relacionadas a esta narrativa, voltada para sala de aula: 

 


A segunda fase deste planejamento, iniciada em agosto de 2018, envolveu uma visita a ESJ/Moçambique, além da incorporação da literatura como processo mediador do projeto, de modo mais amplo.

O cantinho de leitura então se transformou no Clube da Imaginação. Para fazer parte, as crianças devem:

 

  1. Gostar de Ler

  2. Gostar de Escrever

  3. Convidar novos amigos

Em setembro de 2019, representantes da equipe brasileira foram a Maputo para implementar a execução do planejamento proposto na Escola Primária 25 de Junho e iniciar a etapa de avaliação. A proposta de extensão criativa será conduzida pelos embaixadores mirins, estudantes que se destacaram durante a etapa de execução da proposta, sob supervisão dos professores da escola pública.

 

O projeto foi realizado sob coordenação dos professores Geane Alzamora (UFMG/Brasil), Lorena Tárcia (Uni-BH) e Eulálio Mabuie (ESJ/Moçambique).

Integram também esta equipe a doutoranda em Comunicação Social Luciana Andrade (PPGCOM/UFMG, Brasil), os professores da Escola Superior de Jornalismo (Moçambique) — Isaías Carlos Fuel e Ines Zandamela —, além de estudantes de Comunicação Social da ESJ e da UFMG.

PARCEIROS LOCAIS

educacao-transmidia-15.png