MOÇAMBIQUE|Beira
O experimento didático em educação transmídia realizado em 2021 em escola pública de Beira (Moçambique) derivou de parceria estabelecida entre este projeto e a pesquisa de doutorado de Jane Alexandre Zefanias Mutsuque, Práticas Comunicacionais em Educação Transmídia: estudo de caso de escola pública de Moçambique, sob orientação da Prof. Dra. Geane Carvalho Alzamora (PPGCOM/UFMG – Bolsa Capes PECPG).
A pesquisa foi conduzida localmente por Mutsuque em duas etapas: a) julho/21, vinculada especificamente à sua pesquisa de doutorado; b) outubro/21, vinculada a este projeto.
Etapa
01
formação de professores
UNIDADE I:
CULTURA DA CONVERGÊNCIA E CONEXÃO
UNIDADE II:
TRANSMÍDIA (parte I)
TRANSMÍDIA (parte II)
UNIDADE III:
EDUCAÇÃO TRANSMÍDIA (parte I)
EDUCAÇÃO TRANSMÍDIA (parte II)
[VIDEOAULA] PROJETO EDUCAÇÃO TRANSMÍDIA
CURSO COMPLEMENTAR
[VIDEOAULA] Oficina de extensão em Métodos Digitais - Prof. Tiago Barcelos Pereira Salgado
Etapa 02
pesquisa
diagnóstico
Experimento didático vinculado à pesquisa de doutorado de Jane Alexandre Zefanias Mutsuque.
etapa03
pesquisa
projeto meedan
Em Moçambique, o experimento metodológico foi conduzido dentro do escopo do projeto doutoral intitulado Práticas Comunicacionais em Educação Transmídia: estudo de caso em na escola pública Escola Secundária Ponta-gêa, localizada na cidade de Beira, província de Sofala.
O estudo teve início em 8 de março e foi finalizado em 31 de outubro de 2021. O experimento incluiu 30 estudantes com idades entre 15 e 17 anos, na disciplina de Língua Portuguesa. Para reverberar a experiência na escola, foi estabelecida parceria com a rádio e a tv locais, onde os estudantes relataram seus aprendizados.
Foi possível compreender tendências no consumo de mídia e práticas de alfabetização de mídia sobre desinformação e notícias falsas, além de realizar experimentos transmídia, utilizando recursos online e offline, como vídeos, entrevistas em áudio, artigos, contos e cartazes.